Ronco e apneia
O que é ronco?
O ronco é um som ruidoso produzido durante o sono devido à vibração das vias respiratórias superiores (nariz, cavidade oral, faringe e laringe) durante a passagem de ar quando há alguma dificuldade nesse fluxo. Dessa forma, ele pode ser um sinal de que há obstrução das vias aéreas e, em alguns casos, pode estar associado a problemas mais sérios, como a apneia do sono.
O que é apneia do sono?
A apneia do sono é um distúrbio caracterizado pela interrupção temporária da respiração durante o sono. Essas pausas respiratórias, chamadas de apneias, podem ocorrer várias vezes durante a noite e podem reduzir a quantidade de oxigênio no sangue e no cérebro.
Quais são os graus de severidade da apneia do sono?
A apneia do sono é classificada de acordo com a frequência das apneias (paradas respiratórias) e hipopneias (reduções no fluxo de ar) durante o sono. Os graus de severidade são dados pelo número de eventos por hora: 1. Leve: de 5 a 15 apneias ou hipopneias 2. Moderada: até 30 apneias ou hipopneias 3. Severa: mais de 30 apneias ou hipopneias Quanto maior a quantidade de apneias, mais grave é a apneia do sono e mais prejudicial ela pode ser para a saúde, causando distúrbios no sono e aumento do risco de doenças cardíacas, hipertensão e outros problemas.
Quais os tipos de tratamento existem para apneia do sono?
O tratamento da apneia do sono é individualizado. Ou seja, cada paciente tem peculiaridades, e o tratamento deve ser direcionado às características e necessidades de cada um. E muitas vezes um mesmo paciente pode precisar de mais de uma intervenção. Dentre as modalidades de tratamento, temos: perda de peso, controle de outras doenças, higiene do sono, parar de fumar, evitar álcool, medicamentos, terapia posicional, fonoterapia, aparelhos intraorais, CPAP e cirurgia.