Rinite
O que é rinite?
A rinite é a inflamação da mucosa do nariz, e pode ser de origem alérgica ou não alérgica. Os principais sintomas são: coriza, obstrução nasal, espirros e prurido (e essa coceira pode aparecer, além de no nariz, na garganta, nos ouvidos e até mesmo nos olhos!).
Quais os tipos de rinite?
A rinite é uma inflamação da mucosa nasal, e pode ser classificada em diferentes tipos, sendo os mais comuns: alérgica, irritativa, vasomotora, infecciosa, atrófica, hormonal, gustativa, do esporte, medicamentosa e por drogas.
Tem como prevenir as crises de rinite alérgica?
Sim, existem algumas medidas gerais que podem melhorar a rinite alérgica: - Hidrate-se - Realize lavagem nasal regularmente - Alimente-se de forma saudável - Pratique atividade física - Não fume ou se exponha à fumaça dos cigarro - Mantenha a casa arejada - Evite o acúmulo de poeira e mofo - Troque as roupas de cama com frequência - Lave cortinas e tapetes com frequência - Substitua bichos de pelúcia por brinquedos de outros materiais - Limpe sempre objetos que acumulam poeira - Evite banhos quentes e mudanças bruscas de temperatura - Evite produtos com odores fortes - Tente não deixar animais domésticos entrarem no quarto, evite que subma nos sofás e camas
Como é feito o tratamento da rinite?
O tratamento da rinite depende do tipo e da causa. As principais opções incluem: - Lavagem nasal - Medicamentos para crise: antialérgicos, anti-inflamatórios, descongestionantes - Medicamentos para prevenção: sprays nasais, antialérgicos, antileucotrienos - Imunoterapia (vacinas) para dessensibilização - Medidas ambientais para evitar exacerbações
Qual a importância da lavagem nasal?
A lavagem nasal com soro fisiológico é um cuidado de higiene e prevenção que deve ser feito diariamente, tanto em crianças quanto em adultos. Mas por que ela é tão importante? Além de auxiliar no tratamento de quadros respiratórios agudos como gripes e resfriados, a lavagem colabora para a prevenção de processos infecciosos, inflamatórios e alérgicos. Isso porque a higienização com soro fisiológico hidrata e limpa as cavidades nasais do excesso de muco, impurezas, alérgenos e até micro-organismos como vírus e bactérias. Com isso, há redução da inflamação local e melhor funcionamento dos mecanismos de defesa da via aérea. Lavar as narinas ainda melhora a qualidade da respiração, levando a maior conforto durante o sono e atividade física.